Histórico

Na luta pela sobrevivência o ser humano procura um meio de defesa para vencer as adversidades. Em todos os recantos da terra o homem tem desenvolvido instrumentos e técnicas para se defender, vencer ou dominar o ambiente que o cerca.

O Karate-do originado na Índia ou na China há aproximadamente doze séculos atrás, tem se desenvolvido como método efetivo de defesa sem armas. Neste período de 1200 anos, o desenvolvimento do karate-do tem sofrido mutações, seguindo os padrões típicos de um processo de evolução. À medida que a arte foi sendo cultivada e transmitida de mestres a estudantes, cada geração somou tanto contribuições como modificações e pequenos grupos deram origem aos diferentes estilos de karate-do, hoje em evidencia.

O Karate-Do se desenvolveu em três locais diferentes de Okinawa: Na capital Shuri, denominando-se “Shuri-Te”; na cidade comercial e Naha, denominando-se “Naha-Te” e na cidade portuária de Tomari, “Tomari-Te”. Shuri-Te e Tomari-Te deram origem ao estilo “Shorin” e Naha-Te ao estilo “Goju”. Atualmente existem vários estilos que surgiram como derivação do Shorin-Ryu e do Goju-Ryu, ou como conseqüência da integração dessas duas raízes. Foi Mestre Funakoshi que levou o Karate-Do de Okinawa para Tokyo pela primeira vez em 1917 e depois vieram os seguintes Mestres: Kenwa Mabuni (Shito-Ryu); Kanken Toyama, Chojun Miyagui (Goju-Ryu), Choki Motobu e outros levaram o Karate-Do para várias cidades do Japão.O karate-do originou-se a partir das técnicas de defesa sem armas de Okinawa e tem como base a filosofia do Budo japonês, que se traduz pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e contribuição pessoal para o meio onde o indivíduo está inserido. Karate-do na visão da grande maioria de leigos é quebra de tábuas ou tijolos, competição; visão errônea e lamentável, pois, a verdadeira prática do Karate-do consiste em unir e fortalecer três forças: SHIN (espirito), GI (mente) e TAI (corpo). O Karate-do visa aprimorar o corpo, mente e o espirito, nunca dissociá-los.

Quanto a sua história, não se sabe ao certo sua origem embrionária, pois, Índia, China e Japão reclamam sua paternidade. Foi no Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa, que o Karate-do foi aprimorado e difundido. Alguns citam o monge hindu Bodhidharma como fundador, mas a verdadeira propagação pelo mundo e título de Pai do Karate-do moderno deve-se ao Mestre japonês Gichin Funakoshi.
.
Prof. Alfredo Aires  6°Dan JKA –  7º Dan ITKF
Proprietário e Responsável pelo ensino do Karate-do na Academia Shinkukan Sports
Presidente da Comissão Técnica FSRKT e JKA-RS
Professor Especialista em Educação Física – área: Corpo e Saúde – UFGRS – 2005 e Psicologia do Esporte – FEEVALE – 2010
Mestre em Educação Física – área: História do Esporte – UFGRS – 2017
Doutorando em Educação Física – área: Educação Física e Saúde Infantil – UMINHO -2019
Registro no Conselho Regional de Educação Física n°007826-G/RS