DOJOKUN – O lema do karatê

Publicado em 31 de agosto de 2020 0 Comentários
DOJOKUN – O lema do karatê
   O Dojo Kun é a orientação do praticante de karatê, pois nele estão contidos os cinco princípios dessa arte marcial japonesa. O Dojo Kun está presente em cada aula porque ele também precisa estar presente no dia a dia, em cada ação do karateca, pois a vida apresenta diversidades a todo momento, nos fazendo lembrar que para vencer os obstáculos é preciso esforço da mente sã.
   Cada um dos princípios tem por objetivo lapidar o caráter do praticante da arte marcial Karatê-Do, afinal quando o mestre Funakoshi criou o estilo Sotokan, procurou aperfeiçoar sua obra na concentração do controle emocional por parte do praticante e não apenas no desenvolvimento de um lutador. Ao final de cada treino é importante que o praticante de karatê não apenas recite, mas reflita com profundidade cada um dos princípios do Dojo Kun, pois neles são os preceitos que conduzem o karateca ao caminho da boa conduta.
   Dos lemas do DOJO KUN não há o mais importante por isso o mestre Funakoshi colocou todos em linha de igualdade de valor e assim todos os princípios são inumerados como se fossem o primeiro. Aqui trazemos todos eles, para nos lembrarmos que eles simbolizam o primordial da prática do Karatê-Do, a arte marcial para a defesa pessoal.
1• Princípio: Esforçar-se para a formação do caráter.
HITOTSU, JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURO KOTO.
Esforço diário de aperfeiçoar o caráter e seu potencial.
2º Princípio: Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão.
HITOTSU – MAKOTO NO MICHI-O MAMORU KOTO
Makoto significa real imagem do bom ou mau. Ter capacidade de analisar o que é realmente bom e colocar em prática.
3º Princípio: Criar o intuito de esforço.
HITOTSU – DORYOKU NO SEISHIN-O YASHINAU KOTO
O esforço não é apenas momentâneo, e sim deve estar presente em todas as áreas.
4º Princípio: Respeitar acima de tudo.
HITOTSU – REGUI-O OMONZURU KOTO
Os cumprimentos são atos de respeito às pessoas. E é também uma maneira de respeitar sua própria capacidade, personalidade e assim elevar o seu potencial humano.
5º Princípio: Conter o espírito de agressão.
HITOTSU – KÉKI NO YU-O IMASHIMURU KOTO
O espírito do Karatê não é para sentir algo contra as pessoas e sim sentir motivação para aperfeiçoar e lapidar suas técnicas que poderão ser utilizadas no decorrer da vida.
Todas as definições aqui trazidas incluem comentários do Mestre Yasayuki Sasaki, que fez uma releitura atualizando o lema do Karatê, mais uma grande contribuição que faz parte do legado deixado por esse importante Sensei.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>