Karatê Shotokan – de suas origens para o mundo

Publicado em 2 de março de 2020 0 Comentários
Karatê Shotokan – de suas origens para o mundo

As origens do karatê datam de mais de mil anos, quando Dharma, no mosteiro Shao Lin, na China, ensinava a seus alunos métodos de treinamento físico que lhes permitissem acumular resistência e força física necessárias para cumprir a rígida disciplina que fazia parte da religião. Posteriormente importada para Ilha de Okinawa no Japão, essa arte marcial se misturou com técnicas de luta nativas, onde o mestre moderno Gichin Funakoshi, falecido em 1957 com então 88 anos, foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês e posteriormente deixou como legado para o mundo.

O karatê foi apresentado ao público japonês pela primeira vez em 1922, quando o mestre Funakoshi, então professor no Colégio de Professores de Okinawa, foi convidado a palestrar e fazer demonstrações num festival de artes marciais tradicionais promovido pelo Ministério da Educação. Sua performance impressionou tanto que a partir daquele dia muitos pedidos para ensinar em Tóquio surgiram. Em 1936 após ensinar karatê em várias universidades, ele fundou o estilo Shotokan, um grande marco na história do karatê no Japão, tanto que no ano 1958, três anos após ser criada a Associação Japonesa de Karatê, o Ministério da Educação aprovou a entidade legalmente e nesse mesmo ano foi realizado o primeiro torneio nacional de karatê, evento que atualmente é anual.

O papel do karatê hoje em dia é múltiplo, no Japão, ele é amplamente ensinado nas faculdades e faz parte do programa de treinamento de policiais e de membros das forças armadas. No mundo ganha cada vez mais espaço e popularidade em clubes, academias como meio prático para defesa pessoal ou como esporte competitivo, porém a sua essência como um meio de exercícios físicos que enfatiza a disciplina mental permanece fortemente enraizada. Nesse ano, com as Olimpíadas em Tokyo 2020, é a primeira vez que a tradicional arte marcial está incluída no calendário olímpico, onde será dividido em duas categorias de competição, sendo elas: Kata (que é uma luta imaginária, na qual os competidores mostram suas habilidades em realizar os movimentos de ataque e defesa da arte marcial) e Kumitê (que é a luta corporal em si). Essa última, tem competições separadas por peso, da mesma forma que acontece no boxe e judô.

Aqui na Shinkukan Sports trabalhamos unicamente com o Karatê estilo Shotokan, respeitando sempre a diretrizes da JKA do Rio Grande do Sul (que é filiada a JKA do Brasil, que por sua vez é filiada a JKA do Japão) aliado aos conhecimentos e aperfeiçoamento de técnicas, trazidos diretamente do Japão pelo Sensei Alfredo Aires que possui graduação de 7º Dan, nessa arte marcial.

*Texo resumido e adaptado de: Karatê Dinâmico, M. Nakayama

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>